Como vai seu coração?

Vamos continuar falando da necessidade de manter o corpo e a mente abertos no período do inverno, quando normalmente tendemos a nos fechar.

Usamos a palavra coração para expressar afeto, e na fisiologia ele é um órgão vital. Interessante associar estas duas informações. Podemos sim dizer que afeto e amor são experiências vitais. Segundo Osho, sem amor a alma morre, como um corpo morre sem comida. O amor é o alimento da alma. Mas precisamos reaprender a amar de uma forma incondicional, independente do outro. Como uma criança ama (antes de aprender com os adultos a usar politicamente seus atos para conseguir benefícios). Este é o tipo de amor que alimenta a alma, eleva a qualidade das relações e trocas. "Preocupe-se com sua alegria, preocupe-se apenas com sua alegria. Todo o resto é secundário. Ame como uma função vital, tal como respirar"1.

Psiconeuroimunologia
É o estudo da relação entre pensamentos, emoções, comportamento e sistema imunológico. Ela mostra que o funcionamento do Timo, glândula que temos no centro do peito, responsável pela imunidade, está diretamente relacionado às emoções sentidas. "Seu nome em grego, thymos, significa energia vital... Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando nos estressamos e mais ainda se adoecemos. Essa característica iludiu durante muito tempo a medicina, que só o conhecia através de autópsias e sempre o encontrava encolhidinho. Supunha-se que atrofiava e parava de trabalhar na adolescência, tanto que durante décadas os médicos americanos bombardeavam timos adultos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios X achando que seu 'tamanho anormal' poderia causar problemas. Mais tarde a ciência demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, continua totalmente ativo: é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal, e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem. Como uma central telefônica por onde passam todas as ligações, faz conexões para fora e para dentro. Se somos invadidos por micróbios ou toxinas, reage produzindo células de defesa na mesma hora. Mas também é muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos. Amor e ódio o afetam profundamente. Idéias negativas têm mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias, pois já que não existem em forma concreta, o timo fica tentando reagir e enfraquece, baixando a imunidade. Em compensação, idéias positivas conseguem dele uma ativação geral de todos os poderes, lembrando a fé que remove montanhas."2

Os sistema imunológico não é autônomo. "Segundo especialistas, depois do cérebro, ele é o segundo sistema mais complexo do organismo humano, por conta de suas relações com inúmeros germes hostis... Tudo o que acontece no cérebro é 'observado' pelo sistema imunológico, e vice-versa"3. Existe uma relação profunda entre ele e os pensamentos, emoções e comportamento.

"Tudo o que está no alto é como o que está embaixo, já dizia Hermes Trismegistro. O que pensamos e sentimos se projeta imediatamente no padrão dos neurotransmissores. A psicocinese (faculdade de mover objetos por meio da força da vontade), por exemplo, é uma atividade comum para o cérebro... ou seja, no plano molecular, de fato somos o que pensamos."3

"Quem acredita na cura integral deve levar em conta a vida toda: desde os genes até as emoções; desde as bactérias até a profissão; desde os remédios até o pensamento positivo; desde a higiene até a esperança; desde a obesidade até a poluição; desde a alimentação até a iluminação... Aqueles que dão mais valor à consciência do que à matéria podem cair na armadilha da idéia de que sua saúde depende exclusivamente de seu pensamento."3 O sutil também é espelho do 'grosseiro' (entendido aqui como material). Sutilizar a consciência é afinar esta conversa entre os dois campos.

A importância da experiência amorosa
Foi provado que só em lembrar de uma experiência amorosa ou de alguém que amamos verdadeiramente, secretamos uma significativa descarga de ocitocina, denominada por vários especialistas como hormônio do amor. Entre suas funções está promover as contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação. Uma mãe abraçada com seu bebê, amamentando-o, está praticando uma experiência de conexão amorosa, e os dois estão assim, portanto, aprendendo e treinando o amor. Também é o hormônio responsável pela sensação de prazer de quando a mãe dá à luz, ou quando o pai segura o seu filho nos braços, ou quando alguém abraça seu bem-amado. A ocitocina ajuda portanto as pessoas a ficarem juntas por muito tempo. De acordo com um estudo da Universidade de Zurique, caso a ocitocina seja pingada no nariz de pessoas prestes a começarem uma discussão, a produção de cortisol (hormônio produzido em resposta ao estresse, que reduziria a imunidade) diminui.”4

Como Hatha Yoga pode ajudar
Veja no exemplo da foto que ilustra este post. Esta linda postura chama-se Eka Pada Rajakapotasana. Seu nome significa "o rei dos pombos", nos lembrando a expressão "peito de pombo", que se refere a alguém com o peito estufado, cheio de si (positivamente falando). Ela também "rejuvenesce a parte inferior da espinha, faz mais sangue circular na região púbica, mantendo-a numa condição saudável e retificando desordens do sistema urinário. O pescoço e os ombros são exercitados completamente. Tireóide, paratireóide, adrenais e gônadas recebem um rico suplemento de sangue e fazem crescer sua vitalidade"5. Já vimos que as retroflexões são posturas de abertura de peito e de toda a parte frontal do corpo. Elas "encorajam" o Timo a crescer com vitalidade e permitem que toda a região peitoral seja irrigada de sangue novo e energia vital, irradiada para todo o corpo. Com a expansão da caixa torácica, acontece também, por empuxo, a expansão do diafragma, dos pulmões, coração e garganta. Ou seja: "o peito se enche de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrição emocional, abraço. Ótimo. Íntimo. Cheio de estímulo. Bendito timo."2

Mais sutileza
Estas experiências são treinos para desenvolver uma capacidade cada vez mais afiada de atenção a si mesmo e ao outro. Ou seja, para sutilizar sua existência.


E falando em sutileza... uma boa dica é estar atento aos cheiros do seu corpo, da sua pele, do seu suor, da sua urina. Eles dizem muito sobre a qualidade de sua alimentação (física e psico-emocional), de suas funções vitais e dos hormônios que você está secretando. Os aromas exalados não devem ser muito intensos. Cada um com sua característica, eles devem ter em comum a suavidade, qualidade da presença humana de pura amorosidade.

1. A essência do amor, Osho. Ed. Cultrix.
2. Meditando a Cozinha. Sônia Hirsh. Ed. Corre Cotia
3. Curso de Biopsicologia, módulo 4: Anáhata Chakra. Dra. Susan Andrews. Instituto Visão do Futuro
4. Wikipédia, a enciclopédia livre
5. Light on yoga. B.K.S. Iyengar. Ed. Schocken